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sábado, 22 de junho de 2013

PLANO DE AULA



 Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, no qual é feita uma previsão do que será feito na sala de aula em um período determinado, bem como os meios que utilizará para a realização das atividades. O objetivo desse plano é aprimorar a prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
O plano de aula a seguir foi elaborado pelos professores integrantes do nosso grupo atendendo a uma proposta de trabalho coletivo realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino.


PLANO DE AULA

Número de aulas: 6 aulas
Série: 9º Ano do Ensino Fundamental

  CONTEÚDO:
  Ângulos, polígonos, semelhança e simetria.
 OBJETIVOS:
 Compreender procedimentos e estratégias que permitam ao aluno transformar   informação  em conhecimento para que ele aprenda os conceitos necessários à resolução de  situações problemas do seu cotidiano.
 OBJETIVO ESPECÍFICO:
 Resolver problemas que envolvam medidas de ângulos, de triângulos e de polígonos em  
geral;
 Reconhecer a semelhança entre figuras planas, a partir da congruência das medidas angulares e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes;
Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos, agudos e obtusos; 
 Resolver problemas que envolvam conceitos de soma dos ângulos internos dos polígonos regulares.

PROCEDIMENTO DE ENSINO:
MOTIVAÇÃO: 
  Narrativa da história de Euclides de Alexandria e seu livro Os Elementos.
 Narrativa  do texto As Três Partes de Edson Luiz Kozminski. 
 EXPOSIÇÃO:
  1º momento: Leitura e análise dos textos referente ao conteúdo;
  2º momento: Exposição Dialogada;
  3º momento: Exercícios para fixação do conteúdo.


RECURSOS DIDÁTICOS: 
 Materiais: livro didático, giz, apagador, quadro-negro, folha de sulfite para manuseio da     transposição de ângulos, transferidor.
Materiais Multimídia: Computador, data -show, software educacional Régua e Compasso, Poly.
 Humanos: Professor - Aluno. 


 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da análise realizada no decorrer da aula, observando a   participação dos alunos, a dificuldade ou facilidade na resolução das atividades em grupo e individual. 
Diagnóstica, contínua e dinâmica tendo como objetivo de repensar e reformular estratégias de ensino. 
Escrita, realizada ao final de cada conteúdo, visando avaliar se os objetivos propostos foram alcançados, com questões resolutivas, descritivas, de aplicação do conhecimento, de compreensão e testes, de acordo com o conteúdo estudado. 
Extra classe, resolvendo atividades e fazendo pesquisas. 



 BIBLIOGRAFIA:
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 8ª série/ 9º ano, volume 3. São Paulo: SEE, 2009a. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da educação. Saresp 2008: Matriz de Referência para a avaliação: matemática. São Paulo: SEE, 2009b. 
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OURINHOS. Melhor gestão melhor ensino: curso de formação continuada de matemática. Questão 30.
htpp//trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2011/historia-as-tres-partes.html

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